A busca da formação dos jovens não é apenas sobre ler, escrever, se formar e entrar no mercado de trabalho. Acreditamos que é essencial olharmos ainda mais fundo, para descobrirmos as coisas mais legais sobre nós mesmos.
Passamos, durante toda a nossa trajetória, por momentos de muito aprendizado, reflexão e até mesmo de “quebrar a cabeça” para encontrarmos o nosso local e entendermos no que realmente somos bons.
De entender que todos podemos ser protagonistas de nossas histórias, mesmo quando somos jovens. E essa é uma ideia sustentada por Antônio Carlos Gomes da Costa em seu livro “Protagonismo Juvenil – adolescência, educação e participação democrática”, de 1996
Antônio conta e compartilha que “o protagonismo juvenil é uma forma de reconhecer que a participação dos adolescentes pode gerar mudanças decisivas na realidade social, ambiental, cultural e política onde estão inseridos. (…) é envolver-se em processos de discussão, decisão, desenho e execução de ações, visando, através do seu envolvimento na solução de problemas reais, desenvolver o seu potencial criativo e a sua força transformadora.” E isso faz tanto sentido para a gente!
Sobre nós e o que acreditamos
Todos temos habilidades essenciais que podem ser exaltadas no relacionamento com nós mesmos, com os outros e com o mundo. Essas são o que chamamos aqui no Almee Instituto de “Habilidades socioemocionais”.
Acreditamos ser possível desenvolvê-las para atingir o nosso modo de pensar, sentir, agir. Elas mudam nosso dia a dia e a rotina.
Todos temos superpoderes
Também costumamos chamar as habilidades socioemocionais de superpoderes, que precisamos treinar para conseguir conviver em sociedade. Eles são importantes não só para o trabalho, mas para a vida toda e para o agora, o presente que vivemos!
Acreditamos que o desenvolvimento dos nossos superpoderes tem três caminhos:
- Com nós mesmos, ao nos conhecermos bem, exercermos um pensamento crítico perante nossas ações e sentimentos e sermos protagonistas de nossas histórias.
- Com o outro, quando nos colocamos no lugar dele, tentamos entendê-lo, nos comunicamos e trabalhamos em conjunto.
- E com o mundo, para assim aprendermos a conviver em sociedade, buscarmos soluções para os problemas que encontramos pelo caminho, de uma maneira acessível e sustentável.
Então, o nosso objetivo é ajudar os jovens a desenvolver esses superpoderes! Cada jovem que passa por nós tem a oportunidade de contribuir, mesmo que um pouco, nesse processo.
Venha fazer parte da mudança!
As oficinas são a nossa principal forma de transformação. Trazemos conhecimento, mostramos na prática como aplicar os seus novos superpoderes desbloqueados!
É um ambiente para que os jovens possam expressar suas opiniões, construir conhecimento e aprendizado – em suma, os incentivamos a falarem e serem ouvidos. Conhecerem novas pessoas, novos lugares e situações que talvez eles nunca tenham tido a oportunidade de vivenciar.
Incentivamos, em um ambiente seguro, a transformação. Afinal, como descobrimos – e usamos – os nossos superpoderes sem antes nos conhecermos totalmente?
A transformação começa agora. Venha conhecer o Almee Instituto e as nossas oficinas, clicando aqui.