O Programa Escalada foi feito para empoderar e desenvolver pessoas de diferentes lugares e com novas ideias.
O intuito é capacitar o estagiário por completo, mas, além do desenvolvimento de habilidades técnicas, as quais ele é estimulado em sua atuação prática, o programa vem para auxiliar na evolução das habilidades comportamentais, que são tão importantes quanto as técnicas.
Dessa forma, cada profissional pode construir uma autonomia e ser o principal responsável por sua carreira dentro da empresa.
O Programa Escalada conta com ciclos de entrada de estagiários durante todo o ano, buscando atingir diferentes perfis de participantes.
O processo seletivo foi pensado para ser uma experiência positiva vivida pelo candidato. Ao longo do caminho, o estudante passa por dinâmicas, entra em contato com a cultura da empresa e conhece pessoas, o que possibilita que ele ganhe aprendizado já nessa etapa, independente do resultado.
No programa, para alcançar todo o potencial de desenvolvimento, o candidato passa por fases conhecidas como trilhas de aprendizagem e aprimoramento.
Essas fases são contínuas e todas elas são essenciais para capacitar os profissionais até a apresentação do projeto final.
Quer saber mais sobre quais são as etapas do programa e os detalhes de cada uma delas? Confira a seguir:
Fases do Programa Escalada
A primeira fase do Escalada é o processo seletivo. Essa etapa é aberta para participantes de curso superior e, durante essa etapa, há uma divulgação do programa para que os colaboradores indiquem candidatos que possam se interessar na jornada.
Com isso em mente, de acordo com a proposta, o programa não visa olhar as hard skills do candidato, mas sim suas soft skills, já que são elas as principais características que buscamos desenvolver no perfil de cada participante.
Na sequência, a próxima fase do processo de seleção é chamada de “Acelera aê”. Se baseando na proposta de integrar ainda mais os estagiários, essa fase oferece treinamentos online e mentorias visando melhorar a qualidade das soft skills de cada candidato.
E durante as mentorias, o objetivo é orientar os estagiários sobre situações práticas do mercado de trabalho, contribuindo de modo geral para sua formação profissional. Elas têm início no sexto mês de trabalho do estagiário, com reuniões mensais de uma hora. Além disso, sempre há supervisão com os mentores, visando colaborar com o desenvolvimento mútuo.
A terceira fase do programa Escalada é chamada de “Escalathon” e se trata de uma maratona de ideias, no formato de um Ideathon. Nesse momento, os estagiários são capazes de expor suas sugestões em grupo, trocar conhecimentos, experiências e desenvolver pensamento crítico aprendendo sobre validação de dores e de soluções.
A trilha se encerra com o desenvolvimento e apresentação de um projeto
Chegando ao final do processo, a fase “Vocês que lutem” é a quarta etapa no caminho dos participantes em busca de desenvolvimento profissional. Essa fase do programa procura propor a construção de uma solução para um problema específico do nosso negócio.
Além disso, é a partir dessa fase que se dá início ao projeto técnico com o auxílio dos padrinhos técnicos e do gestor, em que ambos também fazem o follow-up com os estagiários.
Os temas dos projetos são sugeridos e abertos, e os estagiários recebem diversas referências para auxiliá-los. Com isso, o projeto começa a ser produzido com antecedência de seis meses de sua apresentação, logo após o final da trilha de desenvolvimento.
Por fim, a quinta fase do Programa Escalada chama-se “Nasce uma estrela”. É nesse momento em que os estagiários apresentam seus projetos para todos os gestores da empresa e os seus sócios, proporcionando uma conexão entre as pessoas do nosso universo e concluindo todo o ciclo de aprendizado do futuro profissional.