Já imaginou ser sócio das nossas empresas? Com o apoio da área de Expansão e principalmente com a capacitação obtida através do Programa de Formação de Sócios essa possibilidade existe, para isso, é preciso acima de tudo, ter espírito empreendedor. A formação é uma das etapas desse processo de transformação dos colaboradores em sócios, ela contempla a formação técnica e desenvolvimento de soft skills de todos os participantes. Mas a Jornada dessa formação não começa por aí. A área de expansão é responsável por auxiliar nas análises sobre investimentos, ecossistema de cidades disponíveis, atividades sobre processos internos, entre outros. Desde 2017, 81 pessoas passaram pelo Programa sendo 45 em 2021, vivendo essa experiência!
Como funciona?
O formato envolve conhecimento sobre todo o ciclo do negócio, da aquisição do espaço até o pós-obras e relacionamento com clientes. A equipe de expansão auxilia os participantes do programa e os sócios com o trabalho de estudo de cidades, buscando identificar quais são os índices demográficos, as condições para compra de terrenos, os concorrentes e outros fatores que avaliam o potencial de cada localização.
Enquanto isso, a frente de atração e aculturamento segue mapeando potenciais sócios dentro e fora da empresa. Isso significa que são realizadas avaliações para identificar essas pessoas e convidá-las a entrar do Programa. No caso de ser alguém que não está inserido na cultura organizacional, é necessário aproximá-lo das dinâmicas e, principalmente, da mentalidade do #UniversoAlmee.
Na etapa de formação, existem três trilhas que vão guiar o processo de aprendizagem dentro do Programa: a trilha básica contempla assistentes, analistas, coordenadores e gerentes de funções específicas e áreas técnicas; a intermediária inclui aqueles que possuem uma visão mais geral, como os gerentes regionais, de novos negócios, de incorporação, a depender do tempo de empresa; na avançada estão aqueles que já são sócios, mas ainda precisam de apoio do programa no processo de abertura de uma regional e formação dessa equipe. Para essas pessoas, a frente de consultoria dentro da área de expansão faz o papel de assessorar em demandas de forma personalizada, que podem incluir, por exemplo, a implementação de nova regional.
Participação flexível
Até 2020, os treinamentos eram feitos de forma presencial ou em formato de lives, reunindo todos os participantes ao mesmo tempo. No entanto, para proporcionar mais autonomia e flexibilidade, houve uma divisão dos assuntos em aulas, com todo conteúdo disponível em uma plataforma on-line para que os participantes escolham quando e como desejam acessar. São, aproximadamente, 60 apresentações que podem ser assistidas de forma aleatória e a qualquer momento. Mas, ao final de cada trimestre, os participantes apresentam um case para validação de conhecimento.
Processo de aprendizagem
Nessa etapa, os responsáveis entendem que os treinamentos correspondem a apenas 10% do Programa. Além disso, acreditam muito que o protagonismo e a atitude impulsionam nossa mentalidade, por isso, a estrutura ajuda os participantes a buscarem conhecimento através de atividades práticas, já que o aprendizado adquirido desta maneira corresponde a 70% da metodologia.
Para completar as etapas de desenvolvimento, Almee se apoia na aprendizagem social, em que se executa o formato de mentoria. Elegem-se colaboradores referência em cada assunto, com o objetivo de apoiarem os participantes do programa. Eles propõem reflexões, tiram dúvidas e compartilham suas experiências, o que corresponde aos 20% restantes desse processo de aprendizagem.
Perfil de sócio
Coragem, influência, visão estratégica, inquietude e inteligência emocional são algumas das competências que se espera de alguém escolhido para integrar o Programa de Expansão de Almee. No total, 23 participantes já se tornaram sócios e a ideia é que esse número aumente cada vez mais.
No início, era priorizado o desenvolvimento técnico, mas, em 2020, isso mudou após a realização do Extreme. Se trata de um programa de imersão onde os participantes ficaram cinco dias em um hotel fazenda e participaram de atividades realizadas visando melhorar o autoconhecimento e o comportamento empreendedor. Para isso acontecer, alinhamos o programa à causa justa da empresa e fizemos um trabalho de divulgação e de internalização das competências para os participantes. Atualmente, entendemos que a capacitação comportamental é um dos pilares mais importantes na formação de um sócio, o que requer acompanhamento individual com imersões, workshops e coachings, além de uma busca autônoma por crescimento.