Primeiramente, o que é um protagonista? O que caracteriza o protagonista não é ser um “fazedor”, um “resolvedor” de problemas. Não é um “enxerido”, um intrometido. Ser Protagonista é reconhecer a sua Contribuição para cada situação e desafio que você está enfrentando, agindo sobre as coisas que estão sob seu controle. Para nós, o Protagonista é uma pessoa íntegra, consistente e vulnerável, não um super-herói. E quem melhor que você para ser essa pessoa na sua vida, não é mesmo? E no ambiente profissional não pode ser diferente.
Aqui no nosso ecossistema, buscamos incentivar todos ao nosso redor, para que haja uma evolução individual e em consequência, uma evolução coletiva. Uma das formas é reconhecer a importância de cada um e respeitar as individualidades, sendo solidário e entendendo que as contribuições pessoais transformam o todo.
Outro ponto característico do protagonista é a capacidade de assumir riscos e o comprometimento por algo que está sob sua responsabilidade. Ter atitude, gera relações de confiança e credibilidade.
No dia a dia, passamos por diversas situações em que precisamos tomar decisões e cada uma vai ter a própria consequência, variando de acordo com a importância do assunto. Portanto, um protagonista busca sempre entender o contexto e tenta tomar uma decisão assertiva.
Assim impactamos positivamente o nosso ecossistema, refletindo sobre nossas atitudes e nos inspirando também em outros protagonistas do cotidiano. E você, quando realmente se sentiu protagonista da sua história, seja na vida pessoal ou profissional? Tem algum relato sobre o protagonismo? Conta para a gente aqui nos comentários.
Quer ouvir alguns depoimentos sobre o nosso primeiro pilar de cultura? Trouxemos alguns colaboradores para contarem histórias reais que viveram no nosso #UniversoAlmee e que traduzem comportamentos de protagonistas. Está disponível no Bivicast, o podcast de Almee, através do link: https://open.spotify.com/episode/5G8SoMI554B01gSP6jJ4pn