Logo Almeeid

Por aqui, acreditamos que a evolução deve ser INFINITA, e por isso buscamos sempre nos reinventar e aprender. Assim, tudo muda pra melhor, e com cada um de nós fazendo parte disso.

Demos ao nosso processo de EVOLUÇÃO CULTURAL o nome de Almee.id, pois é a representação da nossa cultura, ou seja, a identidade Almee, o jeito de ser da empresa que é construído através da soma de todos nós.

Afinal, uma cultura forte se constrói através de todas as pessoas que compõem seu ECOSSISTEMA.

JUNTOS formamos a Almee.id.

causa justa

A CAUSA JUSTA tem a ver com o futuro. Define para onde estamos indo. Descreve o mundo no qual esperamos viver e que nos comprometemos a ajudar a construir.

Um PROPÓSITO que nos faz levantar da cama todos os dias e lutar por ele.

nossos pilares

Os PILARES são desdobramentos da CAUSA JUSTA em temas essenciais. É o que sustenta a vivência da Causa em nosso dia-a-dia.

Acreditamos que através da COLABORAÇÃO, construímos conexões genuínas, com relações baseadas em CONFIANÇA, RESPEITO, TRANSPARÊNCIA e DIVERSIDADE DE PENSAMENTO para impactar positivamente todo o ECOSSISTEMA, além das paredes da empresa.

Comportamentos:

  • MOSTRE INTERESSE pelos desafios dos outros;
  • Aja para criar SINERGIA e multiplicar o alcance das ações;
  • “SINTA DOR JUNTO”.

Acreditamos que cada um pode e deve ser o autor da sua própria história. Queremos construir um mundo onde as pessoas reconheçam sua CONTRIBUIÇÃO para cada situação que enfrentam, ajam sobre as coisas que estão sob SEU CONTROLE e assim alterem a realidade à sua volta. Diante dos problemas, vale dar explicações, mas jamais inventar desculpas.

Comportamentos:

  • Na hora de enfrentar desafios: RECONHEÇA o que você fez, deixou de fazer e o que poderia ter feito diferente;
  • Aja sobre as coisas que estão sob seu CONTROLE, em vez de buscar culpados entre as coisas que estão fora do seu controle.

Temos apetite por MUDANÇA, buscamos e abraçamos o novo, valorizamos a CORAGEM para experimentar. Acreditamos em reconhecer valor e APRENDER com tudo que for diferente da gente. Para nós, simplesmente estar à disposição é pouco, queremos ser capazes de perceber quem precisa de ajuda e ESTENDER A MÃO.

Comportamentos:

  • Corra o risco de se expor, abrace a VULNERABILIDADE, enfrente o medo de experimentar e mude (você e as coisas);
  • Mostre-se curioso e disposto a aprender com a VISÃO DO OUTRO (“entenda antes de dizer não”);
  • Esteja atento às pessoas para identificar quem precisa de ajuda;
  • Coloque o interesse de todos na frente do seu.

Queremos um ECOSSISTEMA FORTE, inclusivo e acolhedor. Um “lugar” onde todo mundo se sinta igualmente VALORIZADO e RESPEITADO. Um sistema de relações no qual a dignidade, os interesses, os direitos e as responsabilidades de cada um tenham o mesmo peso e a mesma importância para todos.

Comportamentos:

  • Nos temas que envolvam partes relacionadas (stakeholders), trate as Pessoas e tome Decisões sempre com base em JUSTIÇA e EQUILÍBRIO.

Abraçamos o MODELO MENTAL INFINITO.

O que nos move é a CAUSA JUSTA. Buscamos ser hoje, melhor do que fomos ontem e queremos espalhar isso por todo o nosso Ecossistema. Dentro e fora da empresa, valorizamos as decisões e as ações orientadas por esse jeito de pensar.

Queremos ser Infinitos no dia a dia, todo dia, para todo o sempre.

Comportamentos:

  • Respeite e considere a CAUSA JUSTA toda vez que for analisar, decidir e executar qualquer coisa (CAUSA JUSTA);
  • LIDERE considerando que a sua maior responsabilidade é criar um ambiente onde cada pessoa possa ser ela mesma e onde todos possam demonstrar o seu melhor (EQUIPES DE CONFIANÇA);
  • Escolha um RIVAL VALOROSO, use essa referência para descobrir onde estão suas oportunidades para melhorar e melhore! (RIVAL DIGNO);
  • Esteja pronto para reavaliar suas decisões e MUDAR DE RUMO quando isso for o melhor a fazer, para você, para sua equipe, para a empresa, para Ecossistema e para a Causa Justa (FLEXIBILIDADE EXISTENCIAL);
  • Gerencie os objetivos finitos, mas comprometa-se com o Infinito e a INFINITO E A CAUSA JUSTA (CORAGEM PARA LIDERAR).

Acesse nossa comunidade Almee.id no Yammer para encontrar conteúdos completos e ficar por dentro sobre tudo da nossa evolução cultural.

No Stream você pode assistir a diversos vídeos que exemplificam a cultura em nosso dia-a-dia.

materiais de apoio

Apresentação Almee.id - Evolução Cultural

Com este material você vai conseguir entender os conceitos de uma cultura corporativa, jogo infinito, nossa causa justa e os pilares da causa. Você pode utilizar este PPT com sua equipe, colegas de trabalho, novos colaboradores, etc.

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Materiais para a liderança

Nesta pasta você vai encontrar conteúdos fundamentais para a sua jornada como líder, como a Cartilha de Gestão de Desempenho e Metas OKR, Manual de Comportamentos na Elaboração do Orçamento e o Manual Almee.id para o Líder. São diferentes abordagens sobre a Evolução Cultural que ajudam a colocar em prática a Causa Justa e os Pilares.

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Cultura é “Como” de todos os “O quês”

A cultura corporativa não é uma tarefa, uma atividade ou um projeto, mas sim um modo de se fazer todas as tarefas, de se realizar todas as atividades, de conduzir todos os projetos. E com esses materiais você vai saber mais sobre isso.

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Templates e Imagens para Comunicação

Aqui você encontra imagens e templates para utilizar em redes sociais, whatsapp, teams e para diversas outras finalidades, como por exemplo, uma reunião do trabalho. Além disso, aqui você encontra vinhetas para deixar seus vídeos com a cara da Almee.id.

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curso de cultura corporativa na Universidade Almee

perguntas frequentes

Nossa visão é que, para COLABORAR de verdade é preciso “SENTIR DOR JUNTO”, ou seja, primeiro entender e sentir a dor do outro para ajudar de forma adequada. E dessa forma ajustar a minha contribuição, a minha ajuda, à dor do outro.
Ser PROTAGONISTA é reconhecer a sua CONTRIBUIÇÃO para cada situação/desafio que você está enfrentando, agindo sobre as coisas que estão SOB SEU CONTROLE. Para nós, o protagonista é uma pessoa íntegra, consistente e vulnerável, NÃO UM SUPER-HERÓI.
Aqui, “CORAGEM NÃO É BRAVURA”, não é ser valente e invencível, pelo contrário, é ser forte para reconhecer suas limitações, medos e dificuldades.
Coragem para a nossa cultura significa: CORAGEM para ser VULNERÁVEL.
É o modelo mental de APRENDIZ, independentemente de onde eu atue. Humildade é “reconhecer a legitimidade, a validade das ideias e visões diferentes das nossas”. Não exige que eu concorde com as visões e ideias diferentes das minhas, só permite que eu reconheça o valor e aprenda, amplie a minha visão com elas.
Solidariedade aqui não se confunde com caridade. Solidariedade significa “ESTAR ATENTO PARA IDENTIFICAR QUEM PRECISA DE AJUDA E ESTENDER A MÃO”, oferecer ajuda sem impor a ajuda. Ao outro sempre vai caber uma escolha: “protagonisticamente”, aceitar ou não essa ajuda, agarrar ou não a mão estendida.

Devemos ajudar quem pede ajuda e essa é a parte mais fácil, o que estamos dizendo aqui, é sobre perceber quem está precisando de ajuda e oferecer-se para ajudar, ou seja, ESTENDER A MÃO.
NÃO é esse o significado. AQUI TODOS GANHAM significa JUSTIÇA e EQUILÍBRIO. Tomar decisões e fazer escolhas referentes ao trabalho e ao negócio, utilizando sempre critérios e princípios JUSTOS e que garantam uma relação equilibrada entre as partes envolvidas. Não se trata de buscar igualdade, mas sim equilíbrio entre partes (stakeholders) diferentes.

Significa tratar as pessoas com EQUIDADE, ou seja, tratar os iguais como iguais e diferentes como diferentes. Não é dar a mesma medida para todos, e sim dar a mais para quem precisa de mais naquele momento, para que ao final todos tenham condições equilibradas e justas.
NÃO é esse o entendimento. Devemos gerenciar e buscar atingir nossas metas, nossos resultados, desempenho etc., (que são objetivos finitos), tudo isso são os nossos “O quês”, e isso não vai mudar. Porém devemos valorizar o “COMO” ATINGIMOS ESTES OBJETIVOS, estes resultados e metas, isso é muito importante e é isso que tem muito peso em nossa cultura.
Não dá para dissociar, porque quando falamos de resultados, de metas, temos que entender que eles vêm através das pessoas. Sabemos que temos que ser sustentáveis, ter resultados financeiros, mas o “como” chegar nesse resultado é um fator importante. Não existe dilema a ser resolvido entre pessoas e resultados, não se trata de escolher entre pessoas e resultados. Nossa CULTURA prega em atingir RESULTADOS através de PESSOAS.

Como diz Simon Sinek, autor do livro O Jogo Infinito, “se você não entende de pessoas, então não entende de negócios”.
”Hoje não temos como fazer essa métrica, mas como líderes estamos acompanhando o dia a dia das atividades e observando se as pessoas estão conseguindo se adequar ao que a empresa e os sócios fundadores esperam delas. O trabalho das ALAVANCAS da evolução cultural, somado ao trabalho de PeG (Pessoas e Gestão) e de outras iniciativas da empresa, estão sendo implementadas para preparar cada um de nós a avaliar o COMPORTAMENTO das pessoas em relação ao nosso código cultural. Essa será uma ferramenta importante para medir nossos resultados. O COMPORTAMENTO DAS PESSOAS é a parte mais visível da CULTURA, queremos enxergar a evolução através do comportamento. Todos nós devemos nos preparar para avaliar o comportamento das pessoas à luz dos PILARES DA CULTURA.

E nosso papel de liderança deve ser o de exemplo. Se nós não mudarmos a nós mesmos o mais rápido possível, assumir vulnerabilidades, melhorar como indivíduos, não vamos conseguir cascatear para as pessoas.
Pensar como MENTALIDADE INFINITA é pensar na relação como ganha-ganha. Quando falamos “AQUI TODOS GANHAM” estamos falando de JUSTIÇA E EQUILÍBRIO, e equilíbrio não é igualdade. É importante entender estes conceitos.

Na prática, até que ponto em uma negociação eu estou respeitando o meu fornecedor e fazendo meu bom trabalho como negociador, me baseando em justiça e equilíbrio. Queremos tratar as pessoas com EQUIDADE, ou seja, tratar os iguais como iguais e diferentes como diferentes, não é dar a mesma medida para todos, e sim dar a mais para quem precisa de mais naquele momento, para que ao final todos tenham condições equilibradas e justas.
O novo modelo que estamos testando esse ano está embasado nos novos pilares da cultura, mas temos o período de transição. Estamos construindo juntos esse modelo, 2021 é um MVP, mas daremos muito mais autonomia para as áreas definirem esses percentuais a partir do próximo ano, pois é superimportante que os gestores estejam alinhados aos pilares da cultura. Se eles agirem com o Pilar aqui todos ganham a partir de 2022 a distribuição do PLR será muito mais equilibrada.
Os pilares são independentes, mas todos se relacionam entre si. Se relacionam, pois, eles todos tem a mesma origem e todos tem a mesma função de suportar conceitualmente a CAUSA JUSTA. Os 5 pilares sustentam e traduzem a CAUSA JUSTA para o nosso dia-a-dia.
Devemos enxergar a evolução cultural como algo que não nos engessa. Nossa conduta pode, inclusive, nos ajudar a mudar o mercado e ter coragem para liderar. Nosso objetivo não é apenas transformar aqui dentro, mas inspirar lá fora também, e a dica é trazer a CAUSA JUSTA para as decisões.
O papel do gestor na EVOLUÇÃO CULTURAL é o ponto chave para que isto aconteça. Quando o movimento ganha força, a pressão para estar alinhado é maior. A alta liderança vai cobrar um comportamento esperado dos gestores, e eles vão enxergar essa mudança. O processo vai evoluir e está evoluindo. É importante considerar a nossa cultura em todas as atividades, projetos, metas e comportamentos.
PROTAGONISMO. Se pergunte, o que você pode fazer a respeito disso? O que está sob o SEU CONTROLE fazer e que você ainda não fez?

Um dos maiores aprendizados que um gestor pode ter é aprender com o time dele, então, converse. E se você não conseguir de uma primeira vez, procure maneiras de construir uma relação de confiança para que um dia você consiga dar esse feedback.
Qualquer conversa que a gente possa ter com o objetivo de se tornar melhor é positiva. Podemos procurar processos de melhoria não apenas com um gestor ou com um par, mas com todas as pessoas com quem nos relacionamos na empresa. No processo de evolução teremos treinamentos para transformar os pilares em comportamentos que são observáveis, e como eu faço essa observação sobre esses comportamentos. Uma avalição é bem-vinda desde que seja luz sobre os comportamentos que esperamos dentro dos pilares de cultura.
Olhamos COMPORTAMENTOS, então uma das formas de avaliação para com o candidato é uma avaliação comportamental, de suas experiências e projetos. Por exemplo: Como o candidato reagiu a um fracasso ou a um sucesso? Entre outros.
O líder tem um papel fundamental no exemplo. Comece por você, proponha mudanças no processo de evolução partindo de você. SEMPRE QUE SURGIR A DÚVIDA, COLOQUE A CAUSA E OS PILARES NA MESA E VEJA SE FAZ SENTIDO. Se não fizer, já começa a mudança.
O intrometido é o que apenas critica, mas isso não é solidariedade para colaborar. Quem se coloca à disposição para ajudar tira a caracterização da intromissão. É preciso pedir permissão para COLABORAR, estar disposto a ajudar, mas estar atendo ao outro, se ele quer essa ajuda.